Sistema para cursos EaD

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FERRAMENTAS:

Um rótulo permite que texto e imagens possam ser inserido no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso caso utilizado sabiamente.

Rótulos podem ser utilizados

  • Para separar uma lista de atividades com uma cabeçalho ou uma imagem
  • Para exibir um som incorporado ou vídeo diretamente na página do curso
  • Para adicionar uma descrição breve a uma seção de um curso

A ferramenta permite que você crie salas de aula em tempo real, um sistema de conferência web para educação a distância, sem sair da plataforma.

Você pode especificar para o título, descrição, entrada de calendário (que dá um intervalo de datas para ingressar na sessão), grupos e detalhes sobre a gravação da sessão on-line.

O questionário permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta entre outras).

O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.

Cada tentativa é corrigida automaticamente, com exceção das questões dissertativas, e a nota é registrada no livro de notas do curso.

O professor pode escolher quando e se sugestões, comentários e respostas corretas são mostradas aos estudantes.

Os questionários podem ser utilizados:

  • Como provas de um curso
  • Como pequenos testes para tarefas de leitura ou no final de um tópico
  • Como prova de revisão usando questões de provas anteriores
  • Enviar comentários imediatos sobre o desempenho
  • Para auto-avaliação

O fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como o fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas onde os estudantes devem primeiro fazer um post para então serem autorizados a ver os outros posts de outros estudantes. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns. As imagens anexadas são exibidas no post do fórum.

Participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts do fórum. Um professor pode definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. Se necessário, é possível estabelecer um número máximo de postagens num determinado período de tempo; isto pode prevenir que alguns indivíduos dominem as discussões.

Posts dos fóruns podem ser avaliados pelo professor ou pelos estudantes (avaliação por pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma única nota final a ser gravada no livro de notas.

Fórum tem muitas utilidades, como:

  • Um espaço social para os estudantes se conhecerem;
  • Anúncios sobre o curso (usando um fórum de notícias com assinatura forçada);
  • Para discutir conteúdos do curso ou os materiais para leitura;
  • Para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula;
  • Para discussões entre os professores (utilize um fórum oculto);
  • Uma central de ajuda onde tutores e estudantes podem conseguir ajuda;
  • Uma área de suporte um-para-um para comunicações particulares entre professor e estudante (usando um fórum com grupos separados e um estudante por grupo);
  • Para atividades de extensão, por exemplo “brainstorms” para estudantes sugerirem e avaliarem idéias.

Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário, ou coletar e organizar recursos ou informações.

Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário. As imagens anexadas são exibidas no termo. Os termos do glossário podem ser pesquisados ou listados alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Os termos podem por padrão serem aprovados ou depender da aprovação de um professor antes de serem visualizadas por alguém.

Se o filtro de auto-ligação do glossário estiver ativado, os termos do glossário serão automaticamente vinculados quando as palavras e/ou frases do conceito aparecerem no curso, .

Um professor pode permitir comentários nos termos do glossário. Os termos também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação por pares). Avaliações também podem ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.

Glossários tem muitos usos, como por exemplo:

  • Um banco colaborativo de termos chaves;
  • Um espaço “apresente-se” onde novos estudantes adicionam seus nomes e informações pessoais;
  • Centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum item;
  • Uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de som;
  • Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados.

A função permite aos estudantes interagir com os recursos de aprendizagem e atividades em outros sites. Por exemplo, uma ferramenta externa pode fornecer acesso a um tipo de atividade nova ou materiais de aprendizagem de uma editora.

Para criar, é necessário que o provedor da ferramenta tenha suporte a LTI (Learning Tools Interoperability) . Um professor pode criar uma atividade ferramenta externa ou fazer uso de uma ferramenta configurada pelo administrador do site.

Essa atividades diferem de recursos URL em alguns aspectos:

  • Utilizam informações de contexto, ou seja, têm acesso a informações sobre o usuário que iniciou a ferramenta, como: o curso, instituição e nome;
  • Suportam a leitura, atualização e exclusão de notas associado com a instância da atividade;
  • Criam uma relação de confiança entre seu site e o provedor de ferramentas, permitindo uma comunicação segura entre eles.

Permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso. A pasta zipada pode ser carregado e descompactada para exibição, ou uma pasta vazia criada e arquivos enviados para ela.

A pasta pode ser usado:

Para uma série de arquivos em um tópico, por exemplo, um conjunto de documentos de exame passados em formato pdf;

Para prover um espaço compartilhado de upload para professores na página do curso (mantendo a pasta oculta para que só os professores possam vê-la).

A função escolha permite ao professor fazer uma pergunta e especificar opções de múltiplas respostas.

Resultados da escolha podem ser publicados depois que os estudantes responderem, após uma determinada data, ou não.

Uma atividade de escolha pode ser usada

  • Como uma pesquisa rápida para estimular reflexão sobre um tópico;
  • Para testar rapidamente o compreensão dos estudantes;
  • Para facilitar a tomada de decisões do estudante, por exemplo, permitindo os estudantes votarem em uma direção para o curso.

O módulo de atividade Pesquisa de Avaliação fornece uma série de instrumentos de pesquisa validados que têm sido úteis para avaliar e estimular a aprendizagem em ambientes online. Um professor pode utilizá-lo para recolher dados dos seus estudantes que irão ajudá-lo a aprender sobre a sua turma e refletir sobre o seu próprio ensino. Note que estas ferramentas de pesquisa são pré-preenchida com perguntas. Os professores que desejam criar o seu próprio inquérito deve usar o módulo atividade Pesquisa.

A atividade de feedback permite ao professor criar uma pesquisa personalizada para obter feedback dos participantes usando uma variedade de tipos de questões, incluindo múltipla escolha, sim / não ou de entrada de texto.

Respostas de feedback podem ser anônimas, se desejar, e os resultados podem ser mostrados para todos os participantes ou restrita a apenas aos professores. Todas as atividades de feedback na página inicial do site também podem ser preenchidas por usuários não registrados.

Atividades de feedback podem ser usadas

  • Para avaliações do curso, contribuindo para melhorar o conteúdo para os participantes posteriores;
  • Para permitir que os participantes se inscrevam nos módulos do curso, eventos etc;
  • Para pesquisas com visitantes sobre escolhas de cursos, políticas escolares, etc;
  • Para pesquisas anti-bullying em que os alunos podem relatar incidentes anonimamente.

A atividade de presença permite ao professor registrar a presença durante a aula e aos estudantes visualizarem os seus dados de frequência.

O professor pode criar várias sessões e registrar a frequência como “Presente”, “Ausente”, “Atrasado” ou “Dispensado”, ou modificar as opções de acordo com as suas necessidades.

Relatórios estão disponíveis para toda a turma ou individualmente para cada estudante.

Permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos estudantes a digitação do conteúdo diretamente no editor de texto. Uma tarefa também pode ser usada para lembrar aos estudantes das atribuições ‘mundo real’ que eles precisam para completar off-line, tais como obras de arte e, portanto, não necessita de qualquer conteúdo digital. Os estudantes podem submeter trabalhos, individualmente ou como membro de um grupo.

Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos estudantes, documentos com comentários ou feedback de áudio falado. Atribuições podem ser classificadas de acordo com uma escala numérica ou customizada ou um método de classificação avançada, como uma rubrica. Notas finais são registradas no livro de notas.

A wiki permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki e somente ele pode editar.

Um histórico de versões anteriores de cada página do wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante.

Wikis têm muitas utilidades, como:

  • Para agrupar anotações ou guias de estudo;
  • Para os membros de uma faculdade planejarem um esquema de trabalho ou agendarem uma reunião juntos;
  • Para que os alunos criem colaborativamente um livro on-line, criando conteúdo em um tópico definido pelo seu tutor;
  • Para narração colaborativa ou criação de poesia, onde cada participante escreve uma linha ou verso;
  • Como uma revista pessoal para notas de exame ou revisão (usando um wiki individual).

Permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão solicitados a fazer o download. O arquivo pode incluir arquivos de suporte, por exemplo uma página HTML pode ter incorporado imagens ou objetos Flash.

Note-se que os estudantes precisam ter o software adequado em seus computadores a fim de abrir o arquivo.

Um arquivo pode ser usado

  • Para compartilhar apresentações em classe;
  • Para incluir um mini website como um recurso curso;
  • Para fornecer arquivos de projetos de determinados programas de software (por exemplo, Photoshop. psd) para que os estudantes podem editar e enviá-los para a avaliação.

Permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web e código incorporado, como mapas do Google.

As vantagens de utilizar o módulo de página em vez do módulo de arquivo incluem o fato da página ser mais acessível (por exemplo, para usuários de dispositivos móveis) e mais fácil de atualizar.

Para grandes conteúdos, é recomenda-se a utilizar o módulo livro em vez de uma página.

Uma página pode ser utilizada para:

  • Apresentar os termos e condições de um curso ou um resumo do programa do curso;
  • Para incorporar vários vídeos ou arquivos de som juntamente com algum texto explicativo.

Permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. Livros podem conter arquivos de mídia bem como textos e são úteis para exibir grande quantidade de informação que pode ficar organizada em seções.

Um livro pode ser usado:

  • Para exibir material de leitura para um módulo de estudo individual;
  • Como um manual departamental;
  • Como um portfólio para apresentação do trabalho do estudante.

A função URL permite que um professor para fornecer um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível on-line, como documentos ou imagens, pode ser vinculada; URL não tem que ser a home page de um site. URL de uma página web em particular pode ser copiado e colado ou um professor pode usar o seletor de arquivo e escolher um link de um repositório, como Flickr, YouTube ou Wikipédia (dependendo de qual repositórios estão habilitados para o site).

Há uma série de opções de exibição para URL, como incorporado ou aberto em uma nova janela e opções avançadas para transmitir informações, como o nome de um estudante para URL, se necessário.

Observe que URLs também podem ser adicionados a qualquer outro tipo de recurso ou atividade através do editor de texto.

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